quinta-feira, 17 de abril de 2014

Resumo: Formação das escrituras do Antigo Testamento


O texto do antigo testamento foi registrado originalmente em duas línguas, hebraico clássico ou bíblico e aramaico imperial. 

Como sistema de escrita mais antigo temos o pictograma e como evolução passamos para o ictograma, em ambos a forma era bem simples, representando por figuras em geral, com o passar do tempo chegamos às formas de escrita que reuniam palavras por sílabas e tivemos uma evolução neste sentido.









Diversos materiais eram usados na escrita em rochas: a pedra de roseata e a pedra moabita são exemplos bem conhecidos de documentos gravados em Rocha sólida. Outros materiais como argila, tabulinas e papiro também eram usados na escrita.

Os manuscritos mais antigos foram compostos por apenas 22 consoantes do alfabeto hebraico, em seguida os massoretas, que eram estudiosos judeus acrescentaram pontuação a escrita, ate hoje estes estudos são valiosos para comprovar a tradução.

O termo cânon foi utilizado primeiro por Anastácio que era um bispo de Alexandria, o cânon implicava a idéia de qualidade individual de cada livro e PRINCIPALMENTE, inspiração Divina. Infelizmente não há registro de algum escriba relatando os diversos passos da formação da Bíblia hebraica, acredita que este processo tenha sido demorado. 

Critérios como a autoria do livro e conteúdo interno serviram para selecionar os livros do cânon, em resumo podemos dizer que o próprio Espírito Santo, inspirador dos autores humanos, também supervisionou os líderes hebreus durante o processo de seleção do cânon. Com o desenrolar da história surgiram questionamentos quanto a veracidade ou não de alguns livros do cânon, porém foram comprovados que SIM, que foram livros inspirados por DEUS.

O surgimento dos livros apócrifos vieram contando fatos históricos e outros contos de caráter literário, e não foram incluídos no grupo dos canônicos por se divergirem em alguns pontos, sendo que a palavra do nosso DEUS não se contradiz.

Rafael Santos > (Resumo adaptado de um capítulo do livro Panorama do Antigo Testamento, Editora: Vida Nova) 

Um comentário:

  1. Ótima informação para nosso conhecimento, quanto, mas estudo a Bíblia e assuntos relacionados a ela, mas percebo o quanto sei pouco sobre ela, e que é preciso estuda muito a Bíblia devido a sua infinidade de informações e para o próprio crescimento espiritual, muito bom artigo.

    ResponderExcluir